São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro da Justiça afirma que colombiano foi expulso do país

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem, em Porto Alegre, que a extradição foi precedida pela expulsão do narcotraficante colombiano Juan Carlos Abadía do país -o que impede que ele volte ao Brasil legalmente, mesmo depois de eventual cumprimento de pena nos Estados Unidos.
"A extradição sinaliza que o espaço nacional não serve para abrigar nenhum tipo de criminoso, e mostra a colaboração do governo brasileiro com as autoridades internacionais, não apenas dos Estados Unidos, no combate ao crime organizado internacional", disse o ministro da Justiça.
Abadía demonstrava "tensão e incerteza" e chegou a tomar medicamentos contra ansiedade nos dias que antecederam a sua extradição, afirmou o advogado Luis Gustavo Bataglin, responsável pela defesa do colombiano no Brasil.
De acordo com Bataglin, o traficante colombiano teme o tratamento que receberá nos Estados Unidos. "Ele não tem certeza da situação que vai encontrar nem quanto tempo será mantido no isolamento. Essa dúvida em relação ao futuro foi motivo de muita tensão nos últimos dias", afirmou o advogado.
Entretanto, disse o defensor do colombiano, Abadía vê a extradição como a melhor alternativa. "Um caminho muito pior seria cumprir quatro a cinco anos no Brasil para depois ser encaminhado aos EUA para outros 30 anos de prisão."
Bataglin disse que continuará a prestar serviços ao colombiano, que já contratou um defensor nos EUA. Além de ajudar o colega americano, vai acompanhar o julgamento de recurso proposto pela defesa da mulher do traficante, Yessica Paola Rojas Morales -condenada no Brasil a 11 anos de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. (GRACILIANO ROCHA E RODRIGO VARGAS)


Texto Anterior: Traficante Abadía é extraditado para os EUA
Próximo Texto: Análise: Extradição ocorre sem que crimes sejam apurados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.