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DIA SEM CARRO
Em SP, prefeitura não aderiu à campanha e trânsito foi normal
Curitiba fecha ruas e diminui tráfego em 40%
DA AGÊNCIA FOLHA
O trânsito de Curitiba fluiu sem
congestionamentos, mesmo nos
momentos de pico, durante todo
o dia de ontem, sinalizando que
os curitibanos aderiram à 3ª Jornada Brasileira "Na Cidade Sem
Meu Carro" num percentual acima do esperado. Segundo técnicos de gerenciamento do tráfego,
a adesão superou 40%. A expectativa da prefeitura era de 30%.
Em outras capitais, não houve
alterações significativas no trânsito. Em Goiânia, 10 mil pessoas se
reuniram no centro, mas a campanha não foi o único motivo
-houve também caminhada pela primavera.
Foi a primeira vez que o evento
mundial, cujo objetivo é valorizar
os transportes urbano e alternativo, foi realizado no país em um
dia útil.
Na capital paranaense, segundo
a prefeitura, cerca de 100 mil carros não foram para as ruas ontem.
A frota de ônibus, de 2.200 veículos, foi reforçada em mais 135 para atender à demanda.
Para desestimular o uso do carro, a Urbs (Companhia Urbanização de Curitiba) bloqueou para o
tráfego 74 quadras do centro da
cidade. No chamado "anel central", apenas ônibus, táxis e utilitários trafegaram normalmente.
Quem furou o bloqueio, porém,
não foi multado.
A cidade de São Paulo não fez
campanhas direcionadas aos motoristas. Com isso, o trânsito não
sofreu alterações ontem. O pico
de congestionamento ficou em 88
km às 9h, dentro da média para o
horário. A cidade tem cerca de 5,5
milhões de veículos.
O tráfego também não sofreu
alterações em Porto Alegre ontem. Apesar de a avenida João
Pessoa, importante via de acesso
ao centro, ter sido bloqueada para
carros particulares, os motoristas
usaram vias alternativas.
Já a população motorizada de
Belo Horizonte saiu de automóvel
normalmente, apesar de a prefeitura ter aderido à campanha.
No mundo
Quase mil cidades, em sua
maioria européias, participaram
da campanha. O evento contou
com a participação de 98 milhões
de pessoas, segundo os organizadores. O dia sem carros foi criado
em 1998 na França por iniciativa
do Ministério do Meio Ambiente.
Rapidamente, a idéia foi adotada
por outras cidades da Europa.
Na América Latina, destacaram-se Bogotá (Colômbia), que
costuma celebrar dois dias sem
automóvel por ano, e Buenos Aires (Argentina).
A Espanha teve o maior número
de cidades participantes, mais de
200. Em Roma, as autoridades
disponibilizaram bicicletas para a
população, mas não fecharam o
trânsito. Na Ásia, Taiwan foi o
único país a aderir à idéia: as tarifas dos transportes públicos foram reduzidas à metade.
Colaboraram as Agências Internacionais
e a Folha Online
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