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São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

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DIA SEM CARRO

Em SP, prefeitura não aderiu à campanha e trânsito foi normal

Curitiba fecha ruas e diminui tráfego em 40%

DA AGÊNCIA FOLHA

O trânsito de Curitiba fluiu sem congestionamentos, mesmo nos momentos de pico, durante todo o dia de ontem, sinalizando que os curitibanos aderiram à 3ª Jornada Brasileira "Na Cidade Sem Meu Carro" num percentual acima do esperado. Segundo técnicos de gerenciamento do tráfego, a adesão superou 40%. A expectativa da prefeitura era de 30%.
Em outras capitais, não houve alterações significativas no trânsito. Em Goiânia, 10 mil pessoas se reuniram no centro, mas a campanha não foi o único motivo -houve também caminhada pela primavera.
Foi a primeira vez que o evento mundial, cujo objetivo é valorizar os transportes urbano e alternativo, foi realizado no país em um dia útil.
Na capital paranaense, segundo a prefeitura, cerca de 100 mil carros não foram para as ruas ontem. A frota de ônibus, de 2.200 veículos, foi reforçada em mais 135 para atender à demanda.
Para desestimular o uso do carro, a Urbs (Companhia Urbanização de Curitiba) bloqueou para o tráfego 74 quadras do centro da cidade. No chamado "anel central", apenas ônibus, táxis e utilitários trafegaram normalmente. Quem furou o bloqueio, porém, não foi multado.
A cidade de São Paulo não fez campanhas direcionadas aos motoristas. Com isso, o trânsito não sofreu alterações ontem. O pico de congestionamento ficou em 88 km às 9h, dentro da média para o horário. A cidade tem cerca de 5,5 milhões de veículos.
O tráfego também não sofreu alterações em Porto Alegre ontem. Apesar de a avenida João Pessoa, importante via de acesso ao centro, ter sido bloqueada para carros particulares, os motoristas usaram vias alternativas.
Já a população motorizada de Belo Horizonte saiu de automóvel normalmente, apesar de a prefeitura ter aderido à campanha.

No mundo
Quase mil cidades, em sua maioria européias, participaram da campanha. O evento contou com a participação de 98 milhões de pessoas, segundo os organizadores. O dia sem carros foi criado em 1998 na França por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. Rapidamente, a idéia foi adotada por outras cidades da Europa.
Na América Latina, destacaram-se Bogotá (Colômbia), que costuma celebrar dois dias sem automóvel por ano, e Buenos Aires (Argentina).
A Espanha teve o maior número de cidades participantes, mais de 200. Em Roma, as autoridades disponibilizaram bicicletas para a população, mas não fecharam o trânsito. Na Ásia, Taiwan foi o único país a aderir à idéia: as tarifas dos transportes públicos foram reduzidas à metade.


Colaboraram as Agências Internacionais e a Folha Online


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