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TRANSPORTE
25% das viagens feitas por esse público em ônibus de SP já são de graça, o que reforça discussão sobre subsídio
Estudante aproveita mais o bilhete único
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Os estudantes têm aproveitado
as vantagens das baldeações gratuitas permitidas pelo bilhete único em São Paulo com mais freqüência que a média dos passageiros dos ônibus municipais.
Além de já pagarem somente
50% da tarifa (R$ 0,85, em vez de
R$ 1,70), eles têm realizado integrações de graça em proporção
superior à dos demais usuários
que não dispõem do desconto.
Entre as viagens feitas pelos estudantes nos coletivos paulistanos em agosto, 25,3% eram transferências gratuitas -ou seja, daqueles que pagaram somente a
primeira passagem e usaram
duas, três ou mais conduções.
Entre as viagens feitas por outros passageiros (incluindo tanto
quem paga com dinheiro como
com os créditos do cartão), essa
proporção era menor -19,5%.
O bilhete único, implantado oficialmente na capital paulista em
maio, permite deslocamentos livres no intervalo máximo de duas
horas, pagando uma só tarifa.
As explicações para os estudantes terem uma proporção maior
de utilização das vantagens do
cartão são diversas e também podem ser um indicativo de que eles
estão usando esse benefício cada
vez mais para outras atividades, e
não apenas para ir estudar.
Dois fatos reforçam essa tese: 1)
em agosto, a arrecadação dos ônibus se manteve estável nos dias
úteis em relação a abril de 2004,
mas, aos finais de semana, ela subiu 4%; 2) diferentemente do que
acontecia com os passes em papel, os estudantes podem utilizar
os créditos do bilhete único inclusive aos sábados e domingos, dias
em que não há aulas.
O secretário municipal dos
Transportes, Gerson Bittencourt,
também considera que esse índice de utilização do bilhete único
pelos estudantes possa estar ligado tanto àqueles que realmente
moram longe do endereço de estudo como ao fato de eles serem
"mais espertos" para detectarem
as possibilidades de integração.
"Eles sacam mais rapidamente
as alternativas de viagem, de itinerários", afirma. Além disso, todos
dispõem do cartão magnético, diferentemente dos demais usuários, dos quais quase 30% ainda
pagavam em dinheiro em agosto.
O benefício das integrações gratuitas dado também aos estudantes, aliado ao desconto de 50%
previsto pela legislação, pode ter
impactos sociais favoráveis, ao
atingir jovens e adolescentes pobres, mas também amplia a margem de desvios de finalidade dos
subsídios ao transporte coletivo.
Na prática, parte dessa vantagem pode estar sendo usada por
estudantes de classe média, que
teriam condições de arcar com a
passagem integral. O custo do
desconto acaba sendo debitado
na tarifa dos demais passageiros
-muitos dos quais mais pobres
que os beneficiados- ou nas
subvenções municipais -custeadas por toda a sociedade.
Regiões
Estatísticas de uso do bilhete
único nos ônibus em agosto também apontam uma diferença de
utilização da baldeação gratuita
conforme as regiões da cidade.
A área seis, operada pelo consórcio Unisul, tem a maior proporção de transferências gratuitas
-22,02% das viagens abrangem
duas ou mais conduções, contra
20,08% da média da capital paulista (incluídos os estudantes) e
17,87% da área quatro, na zona
leste, operada por um plano especial de todas as viações.
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