São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR

Prova dura quatro horas, e portão fecha às 13h45

Redação e 12 questões compõem primeira fase da Unicamp amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 46,5 mil estudantes farão as provas da primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) amanhã. Os candidatos terão no máximo quatro horas para escrever uma redação e para responder a 12 questões dissertativas.
A pontuação da redação equivale a 50% do valor do exame. Para cada tema, a banca examinadora exigirá uma estrutura de texto diferente: uma dissertação, uma narrativa ou uma carta.
Segundo Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de português da Folha, a narração será uma boa opção para o estudante que gosta de escrever e que é imaginativo. "Uma narração bem-feita tem de ser original e criativa e apresentar bom domínio das formas expressivas da linguagem."
A dissertação, em geral, apresenta uma reflexão sobre um tema da atualidade, diz Camargo. Será valorizado o encadeamento lógico das idéias e a elaboração de um ponto de vista sobre o tema. "A carta tem estrutura dissertativa, mas, em geral, trata de algum tema que exija um posicionamento explícito do redator e, portanto, a defesa de um ponto de vista. Será valorizada a argumentação."
Na compra do manual do candidato, o vestibulando recebeu um caderno de questões resolvidas. Nele, o aluno encontrará exemplos de redações, tanto das que foram consideradas acima da média quanto das anuladas.
Diferentemente de outros grandes vestibulares do país, que usam questões de múltipla escolha para avaliar os candidatos na primeira fase, o exame da Unicamp nessa etapa é composto por 12 questões dissertativas com as disciplinas básicas no currículo do ensino médio (matemática, química, física, biologia, história e geografia). São duas questões para cada uma das disciplinas. Cada questão vale 2,5 pontos, em um total de 30. Os outros 30 pontos correspondem à redação.
Leandro Tesseler, coordenador-executivo da Convest (comissão responsável pelo processo seletivo), diz que o vestibulando deve responder objetivamente às questões. "Caso faça rascunho, o estudante não deve se esquecer de passar o texto a limpo. Nas questões de cálculo, o raciocínio também precisa aparecer."
Os portões serão fechados às 13h45, mas o horário de chegada recomendado é às 13h. Não serão admitidos retardatários.
As provas começam às 14h e duram quatro horas. Os estudantes só poderão deixar as salas após uma hora e 30 minutos do início do exame.

Ensino médio
O Centro Paula Souza realiza amanhã o vestibulinho para o ensino médio e para as ETEs (Escola Técnica Estadual). São 169.412 candidatos concorrendo a 7.853 vagas para o ensino médio e 22.952 para o técnico, distribuídas em 99 escolas de 82 cidades do Estado de São Paulo. Informações sobre o vestibulinho podem ser obtidas pelo 0/ xx/11/3217-5655.


Confira a correção da prova da Unicamp amanhã

www.folha.com.br/fovest



Texto Anterior: FGV-SP: 700 candidatos são aprovados para a 2ª fase
Próximo Texto: Ônibus: SPTrans não explica transferência irregular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.