São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Clínica estava fora de padrões, indica relatório

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Relatório da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde aponta que a clínica de estética do médico Bruno Molinari, no Paraíso (zona sul de São Paulo), em que morreu na semana passada a advogada e professora Silvana Maria Turine Augusto, não tinha contrato com nenhum hospital de referência instalado nas proximidades.
A clínica também não possuía medicamentos e equipamentos de emergência. A exigência é feita para todas as clínicas que realizam procedimentos estéticos com intuito de que o socorro seja rápido, caso aconteça algum tipo de problema com os pacientes durante o processo.
Na semana passada, Silvana, 37, morreu com uma parada cardiorrespiratória depois de se submeter a uma hidrolipoaspiração (espécie de lipoaspiração menos invasiva) na clínica de Molinari.
Segundo o depoimento de Molinari à polícia, ela teve seis convulsões e foi levada para o Hospital Santa Rita no carro particular do médico. Em nota oficial, o hospital diz que a paciente chegou ao local sem os sinais vitais. Diz ainda que a equipe médica tentou reanimá-la, sem sucesso.
Anteontem, os técnicos da vigilância interditaram a clínica por tempo indeterminado. O local não tem alvará de funcionamento, a área física não atende às normas de edificação, não havia pias para higienização adequada dos materiais e havia uma série de medicamentos vencidos.
Segundo a secretaria, Molinari pode apresentar defesa para a vigilância em até dez dias úteis. A assessoria de imprensa do médico informou que Molinari ainda não sabe todo o conteúdo do relatório do órgão.
A assessoria afirmou ainda que o médico não pode dar mais nenhuma declaração porque o caso está sob investigação no Conselho Regional de Medicina, em São Paulo.


Texto Anterior: Lei seca: Governo quer alerta mais duro sobre o álcool
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.