São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO


Prefeitura alega atraso de órgão estadual, mas secretário contesta



DA REPORTAGEM GERAL

O secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado, Antônio Carlos Mendes Thame, diz que a Prefeitura de Santo André "demorou muito a cumprir os requisitos necessários para que fosse feito o convênio".
Thame diz que o Estado havia autorizado a liberação dos recursos. "Fomos procurados pela prefeitura, afirmando que já havia contrato em andamento e que ganharíamos um bom prazo evitando os trâmites de uma licitação."
"Evidentemente, temos o maior interesse em executar as obras o mais rápido possível. Mas a situação não prosperou", diz.
Segundo ele, havia a "dificuldade legal de fazer a transferência de recursos no segundo semestre, no período pré-eleitoral".
"A Prefeitura de Santo André não mostrou interesse na aprovação do convênio pela Câmara Municipal", diz Thame. "Houve uma demora injustificável".
"Solicitamos todos os documentos. Eles não demonstraram interesse. O governo estadual decidiu, então, fazer a licitação", diz.
"Como a documentação estava demorando muito, aceleramos os trâmites para abrir nossa concorrência", diz. Thame afirma não conhecer a Emparsanco e não ter sido procurado pela empresa.
Já Maurício Mindrisz, superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), informou, por meio de sua assessoria, que "o contrato com a Emparsanco foi apresentado para Thame como uma alternativa para evitar que houvesse atraso na obra, com uma licitação".
Ainda segundo a assessoria, o prefeito Celso Daniel "tinha pedido a obra no ano passado, para que estivesse pronta agora, quando chegassem as chuvas".
O órgão atribui o atraso ao Estado. "Houve atraso por parte do Daee e a contrapartida do município foi essa: temos um contrato (com a Emparsanco) e podemos tocar (a obra)", informa a assessoria do órgão. (FV)


Texto Anterior: Adminsitração: Estado veta verba para obra sem licitação
Próximo Texto: Trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.