São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA


PT fecha acordo com pequenos partidos



DA REPORTAGEM LOCAL

PT e vereadores do chamado "grupo dos dez" fecharam ontem um acordo em favor da candidatura do vereador José Eduardo Cardozo (PT) para presidente da Câmara Municipal.
A intenção é formalizar o compromisso, selado em uma reunião ontem na Câmara, por meio de um documento que seria assinado por todos os vereadores no começo da próxima semana.
O "grupo dos dez" -que era "grupo dos nove" até a semana passada- é formado por vereadores eleitos do PSB, PPS, PTB, PDT, PL, PSD e Prona. Com 16 votos do PT, três do PC do B e os dez do grupo multipartidário, Cardozo superaria os 28 votos necessários para ser o presidente.
Pelo acordo, o grupo de pequenos partidos ficará com três cargos da Mesa Diretora - 2ª vice-presidente e 1ª e 2ª secretarias- e as duas suplências.
O acordo entre PT e o grupo multipartidário provocou a aproximação entre PSDB -que concorre com o candidato Roberto Tripoli- e o PMDB. "Existe um namoro, mas não está nada definido", afirmou o líder peemedebista, Jooji Hato. O PMDB se afastou do PT depois das discussões envolvendo a votação do Orçamento da prefeitura em 2001.
Em uma reunião ontem pela manhã, PMDB e PSDB se reuniram com vereadores do PPB, PTB, PFL e PL. Esse grupo calcula que tem 26 votos -dois a menos do que o necessário. Por isso, a intenção desses partidos na próxima semana vai ser tentar atrair vereadores do "grupo dos dez" e esvaziar o acordo feito com o PT.
Os petistas também têm outro problema: confirmar o apoio dos três vereadores do PC do B, aliados na eleição de Marta Suplicy (PT), que querem participação na Mesa Diretora da Câmara.
Uma solução para o impasse pode ser a garantia ao PC do B da presidência de uma das comissões da Câmara. Os comunistas queriam a Comissão de Educação. Alguns vereadores do PT defendem a indicação da Comissão de Trabalho.


Texto Anterior: Rio: Advogados são suspeitos de ação com o tráfico
Próximo Texto: Folha Praia: Badalação paulistana invade o litoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.