São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA PRAIA

Caderno especial, que circulará aos sábados, a partir de hoje, vai acompanhar movimentação da temporada

Badalação paulistana invade o litoral

DA REDAÇÃO

O caos e a badalação característicos da capital paulista vão descer a serra junto com milhares de turistas neste verão e invadir as praias do litoral do Estado.
Para acompanhar essa movimentação, a Folha preparou um caderno especial, o Folha Praia, que circulará aos sábados, a partir de hoje, em todo o litoral paulista, de Peruíbe, no sul, a Ubatuba, no norte. O caderno será encartado na Folha do assinante e nos exemplares vendidos nas bancas da região.
A reportagem principal do caderno mostra que o litoral norte parece ter perdido o estilo caiçara e a calmaria que o caracterizavam nos anos 70 e 80. Casas noturnas de São Paulo abrirão filiais nas praias, bares vão garantir a animação noturna e diversos restaurantes oferecerão uma das coisas que a capital tem de melhor: o requinte gastronômico.
Mas tanta badalação terá um preço alto. Os bares e restaurantes devem cobrar preços na mesma faixa dos praticados na noite paulistana. Nas boates, além dos elevados preços, haverá as tradicionais filas para entrar, conforme previsão dos próprios donos.
O turista também deve se armar de paciência quando for tirar o carro da garagem. Além dos congestionamentos típicos da temporada, quem quiser estacionar o carro deve pagar o mesmo preço cobrado em São Paulo.
Falar ao celular também costuma ser difícil nesta época do ano em todo o litoral, mas, pelo menos nesse setor, a infra-estrutura parece ter melhorado: a Tess, responsável pelo sinal da BCP na região, garante ter dobrado o número de antenas e circuitos desde a última temporada, e a Telesp Celular informa que fará uma "Operação Verão".
A síntese desse verão de caos e vida noturna animada deverá ser a praia de Maresias. Seus três quilômetros abrigam, além de bares e restaurantes, três grandes boates "de grife" (Sirena, Gitana e Phoenix). Mas entrar em uma delas pode custar mais de R$ 50 e horas na fila, sem contar cerca de R$ 10 para estacionar o carro.

Litoral Sul
O litoral sul e a Baixada Santista também devem ter um verão agitado. Prefeituras e empresários de Praia Grande e região programaram para este verão uma série de shows na orla marítima.
Mas há uma grande preocupação com a superpopulação temporária. Além dos problemas de infra-estrutura causados pelo grande número de turistas nesta época do ano -como falta d'água e congestionamentos gigantescos-, a expectativa maior é em relação à violência.
Pesquisa do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) registra um aumento de 62% no número de homicídios entre 96 e 99. Para enfrentar o problema, a PM reforçou o número de policiais, de 3.400 para 4.700.
Em Santos, os turistas terão atrações extras. A reinauguração de um bonde turístico teve um sucesso surpreendente e tem levado ainda mais visitantes ao centro histórico da cidade.
Além de reportagens sobre esses temas, o Folha Praia traz informações de serviço, como roteiro de consumo, dicas para atendimento de saúde de emergência, a situação das praias, a previsão do tempo e um mapa completo sobre as condições das estradas.

Leia mais sobre a alta temporada no Verão Online

Texto Anterior: Câmara: PT fecha acordo com pequenos partidos
Próximo Texto: Norte: Verão será de noites badaladas e transtorno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.