São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Outra apreensão, de duas toneladas de maconha, ocorreu na rodovia Régis Bittencourt, no Estado de São Paulo

PF apreende 300 kg de cocaína no Rio

FERNANDO MAGALHÃES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Polícia Federal apreendeu cerca de 300 kg de cocaína e prendeu, em flagrante, três espanhóis e um brasileiro, suspeitos de integrarem uma quadrilha internacional de tráfico de drogas, anteontem à noite, no centro de Maricá (a 50 km do Rio de Janeiro).
Para a polícia, a quadrilha está ligada ao Comando Vermelho, uma das facções criminosas do tráfico de drogas no Rio.
Os espanhóis Manoel Llamas Córdoba, 44, Santiago Ruiz, 52, Ricardo Canaleta Gonzalez, 52, e o brasileiro Gevérson Gomes, 30, foram levados para o presídio de Água Santa, na zona norte do Rio. Eles serão autuados nos artigos 12 e 14 do Código Penal, acusados de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, respectivamente. Foi aberto inquérito para investigar o caso e identificar outros possíveis integrantes do bando.
A Polícia Federal chegou até a quadrilha a partir de investigações que vêm sendo feitas nos últimos quatro meses como parte de um trabalho denominado Operação Triângulo, para combater o tráfico no Rio de Janeiro.
A movimentação suspeita foi percebida pelo cruzamento de dados das regionais da PF, além de informações recebidas de moradores e comerciantes da região.
A droga, em caixas metálicas, estava num galpão, sendo transferida de uma caminhonete para uma máquina extratora de aromas, quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Depren) deram o flagrante.
A máquina servia de esconderijo para a cocaína e pertencia à empresa, em Maricá, "Extratos, Aromas, Essências e Extrates Ltda". De acordo com a polícia, a empresa servia de fachada para o tráfico.
Um recibo da empresa de cargas Interfactor, de 18 de dezembro, atesta que US$ 12.053 foram gastos pela Extrates na importação de máquina extratora de "sólidos e líquidos aromáticos". A polícia investigará se houve tráfico de cocaína para o exterior.

Juquitiba
Outras duas duas toneladas de maconha foram apreendidas pela PF na rodovia Régis Bittencourt, na região de Juquitiba (SP), ontem de madrugada. Segundo a polícia, a maconha estava escondida entre caixas de frutas numa carreta que vinha do Paraná.
Após denúncia anônima, a PF foi até o local, no momento em que dois veículos estavam parados estrada para fazer a transferência da droga. Quatro homens foram presos em flagrante.
Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Fogo: Comunidade tenta reconstruir favela Paraguai após incêndio
Próximo Texto: Trânsito: Rodízio municipal em São Paulo está suspenso a partir de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.