São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA
Vestígios foram achados na BA
Encontradas ruínas da 1ª igreja do país

da Agência Folha, em Salvador

Arqueólogos da UFBa (Universidade Federal da Bahia) anunciaram ontem que localizaram, em Porto Seguro, ruínas do que teria sido a primeira igreja do Brasil. Segundo eles, a construção começou em 1503.
Após dois meses de escavações no Loteamento Outeiro da Glória (parte alta de Porto Seguro, a 705 km de Salvador), os técnicos da UFBa encontraram parte de uma coluna de pedra que teria sido edificada para sustentar o sino da igreja, além de vestígios do que seria a base do altar.
"Os arqueólogos já tinham certeza de que a primeira igreja do Brasil foi construída neste lugar (Outeiro da Glória). Agora, conseguimos comprovar a tese", disse a diretora do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Porto Seguro, Cássia Boaventura.

Índios destruíram
Segundo ela, a obra, concluída em 1515, teria sido destruída em 1560, presumivelmente pelos índios aimorés.
"O que já encontramos aqui é de fundamental importância para os estudos sobre os primeiros anos após o descobrimento do Brasil. Com certeza, vamos encontrar outros vestígios de construções que foram importantes para o país", afirmou Cássia.
O local onde foi erguida a igreja -um platô com visão para a baía de Porto Seguro e Coroa Vermelha- também foi utilizado pelos jesuítas para catequizar os índios.
"Pela localização estratégica, a gente percebe claramente que o Loteamento Outeiro da Glória também foi utilizado pelos portugueses como uma espécie de posto de vigilância", acrescentou Cássia Boaventura.
Após a divulgação da descoberta, os técnicos do Iphan isolaram a área para evitar que curiosos danificassem as escavações.
Cássia disse que pretende transformar o local em museu permanente para a visitação de historiadores e turistas. Há 25 pessoas da UFBa trabalhando na área.



Texto Anterior: Horário de verão: Consumo de energia cai até 5,2%
Próximo Texto: Amazônia: Brasil vai desenvolver biotecnologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.