São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Bombeiros suspeitam de vazamento de gás na unidade de São Bernardo; cinco estão em estado grave
Explosão na Basf fere 25 funcionários

ADRIANA SOUZA SILVA
da Reportagem Local

Pelo menos 25 pessoas ficaram feridas -cinco delas em estado grave- numa explosão seguida de incêndio ocorrida ontem, às 16h50, na unidade de sistemas gráficos da fábrica de tintas da Basf, em São Bernardo.
Segundo o tenente Arthur Bicudo, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros da região do ABC, minutos antes da explosão, a brigada de incêndio da empresa teria sido informada sobre um vazamento de gás no local.
Essa é uma das possibilidades para a causa do incêndio, já que entre os produtos usados para a fabricação de tintas estão os solventes e as resinas, ambos voláteis e inflamáveis.
Solicitada para apurar a irregularidade, a brigada da Basf teria chegado à unidade no exato momento em o local explodiu.
O diretor da Basf no Brasil, Vitor Seravalli, não confirma essa versão. "Estamos aguardando os resultados da perícia", diz.
Por conta das queimaduras, um dos bombeiros da Basf está internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Assunção, em São Bernardo -local para onde foram encaminhados 21 feridos.
Na mesma situação se encontram quatro operários da fábrica. Segundo as últimas informações do Hospital Assunção, divulgadas às 21h50, das outras 16 vítimas atendidas, 11 foram haviam sido liberadas e 5 permaneciam internadas em observação.
Três feridos seguiram para o Hospital Príncipe Humberto e um para o Pronto-Socorro Municipal. Eles sofreram queimaduras de segundo e terceiro graus, mas o estado não é grave.
A direção da Basf afirma que a assistência aos feridos e familiares está sendo prestada e que as indenizações serão tratadas futuramente, caso a caso.


Texto Anterior: Programa de Aids tem novo coordenador
Próximo Texto: Enchente: Chuvas param marginal Tietê duas vezes em 24 h
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.