São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCHENTE
Pico de congestionamento foi de 130 km; rodovias foram atingidas
Chuvas param marginal Tietê duas vezes em 24 h

GONZALO NAVARRETE
MARIANA VIVEIROS
da Reportagem Local

As chuvas que atingiram São Paulo na tarde de ontem interditaram a marginal Tietê nos dois sentidos e causaram até 8 km de congestionamento nas estradas que desembocam na cidade.
O pico de lentidão na cidade de São Paulo foi de 130 quilômetros, às 19h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Os bombeiros não registraram desabamentos nem feridos.
O rio Tietê transbordou na altura da ponte Aricanduva, na zona leste, por volta das 17h50. As duas pistas expressas da marginal Tietê ficaram interditadas por cerca de três horas. Os motoristas ficaram até uma hora no congestionamento da marginal em decorrência dos alagamentos.
Foi a segunda vez em 24 horas que o Tietê transbordou no mesmo local . Na noite de anteontem, o rio já havia inundado a marginal, deixando o trecho entre as pontes Aricanduva e Vila Maria interditado por mais de 12 horas.
Por volta das 21h30, a água do Tietê já havia baixado, mas a pista expressa no sentido Penha-Lapa ainda estava fechada para limpeza. Segundo a CET, até as 23h a situação estaria normalizada.
O alagamento da marginal Tietê provocou reflexos nas rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna.
Na via Dutra, o congestionamento atingiu 8 km de extensão na pista sentido São Paulo-Rio. A faixa da direita ficou alagada na altura do km 209, em Guarulhos (Grande São Paulo). A Ayrton Senna, sentido interior-São Paulo, teve 6 km de congestionamento entre as 16h30 e as 19h.
Além da marginal Tietê, outros quatro pontos de São Paulo registraram alagamentos: as avenidas Interlagos e Radial Leste, Roque Petroni Júnior e Ricardo Jafet.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo determinou estado de atenção na cidade por volta das 15h30.
Mas, segundo a CET, a enchente do Tietê foi provocada pelas chuvas na cabeceira do rio, em Salesópolis (próximo a Mogi das Cruzes, 50 km de São Paulo).
As regiões mais atingidas pelas chuvas de ontem em São Paulo foram a zonas leste e noroeste.
O piscinão do Caguaçu, zona leste, ficou com 40% da sua capacidade (até 310 mil m 3 de água) tomada. O nível da água atingiu 77% da capacidade do Água Espraiada (364 mil m3), na zona sul.


Texto Anterior: Acidente: Explosão na Basf fere 25 funcionários
Próximo Texto: Acidente: Aluna morre durante aula de ginástica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.