São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA
Cerca de cem presos, armados com pedaços de ferro, entram em confronto com policiais militares
Tentativa de fuga deixa 10 feridos em BH

FÁBIA PRATES
da Agência Folha,em Belo Horizonte


Cerca de cem presos da Delegacia de Furtos e Roubos de Belo Horizonte (Minas Gerais), armados com pedaços de ferros, entraram em confronto com policiais militares, durante tentativa de fuga na noite de anteontem.
Cinco presos e cinco policiais tiveram ferimentos leves, segundo o chefe da delegacia, Marcos Aurélio Assunção.
Os policiais dos batalhões de Choque e Missões Especiais -cerca de 200- invadiram a cadeia de Minas usando bombas de gás lacrimogêneo para tentar controlar os presos.
Os detentos haviam tomado o corredor do segundo andar da delegacia, onde estão localizadas dez celas, e tentavam chegar à portaria. A guarda era feita por cerca de 15 detetives.
Segundo o chefe da delegacia, os presos da cela 1 fizeram um buraco na parede e conseguiram abrir os cadeados das demais celas. Os detetives pediram reforço da PM quando perceberam a gravidade da situação. Segundo o delegado, o motim foi controlado por volta das 21h30.
Há informações de que, além das bombas de gás, os policiais teriam disparado tiros, mas o delegado não confirmou. Disse que essa questão seria investigada em inquérito policial, assim como as causas da revolta dos presos e a forma como eles conseguiram os pedaços de ferro.
Segundo a PM, o cabo José Maria da Cunha, um dos feridos, foi atingido por um tiro de raspão na testa. A bala, que teria sido disparada por policiais, bateu numa grade e voltou em direção a eles.
Com 20 celas distribuídas em dois andares, a Delegacia de Furtos e Roubo tem capacidade para 68 presos. Até ontem pela manhã, elas abrigavam 235, cerca de 80 já condenados. Cerca de 80 presos que tentaram fugir já foram transferidos ontem para outras delegacias de Belo Horizonte.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.