São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

MEIO AMBIENTE

Centenas de peixes mortos aparecem na represa Billings

da Agência Folha

Centenas de peixes mortos apareceram boiando desde anteontem na represa Billings, na região de Diadema (Grande São Paulo). Técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) levantaram duas hipóteses para as mortes dos peixes e para a água escura encontrada ontem no local.
A primeira é de que a Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S/A) teria bombeado água poluída do rio Pinheiros para a represa. Em casos de risco de enchente no rio Pinheiros, a Eletropaulo pode fazer bombeamento.
"Em 1992, uma resolução de várias secretarias de Estado definiu que só haveria bombeamento em casos grande risco de enchente", afirmou Carlos Henrique de Oliveira, da Estação de Meio Ambiente da Prefeitura de Diadema.
Outra hipótese levantada é de que as chuvas dos últimos dias teriam arrastado os esgotos dos loteamentos clandestinos e levado a água poluída em grande quantidade para a represa.
Os testes finais do material recolhido pela Cetesb ontem devem ficar prontos na quinta-feira.
De acordo com técnicos da Cetesb, os peixes morrem porque a poluição despejada na represa retira da água o oxigênio, necessário para os peixes e que é absorvido no processo de decomposição da matéria orgânica.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.