São Paulo, quarta, 24 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BLECAUTE
Bauru só teve fiscalização à distância
Estação em SP não passou por vistoria

FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília

Até ser atingida por um raio e provocar um blecaute em dez Estados e no Distrito Federal, no último dia 11, a subestação da Companhia Energética de São Paulo, em Bauru, só havia sido fiscalizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) à distância.
A informação foi dada ontem pela própria Aneel, após o secretário de Energia de São Paulo, Mauro Arce, ter declarado que a subestação não recebera visitas da agência antes da ocorrência do blecaute.
"Seguramente, eles (os técnicos da Aneel) nunca foram lá", disse Arce pela manhã, antes de se reunir com o ministro Rodolpho Tourinho (Minas e Energia).
À tarde, o diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, reconheceu que a fiscalização na subestação de Bauru feita no ano passado se restringiu ao acompanhamento de relatórios mensais preparados pela própria Cesp e pelo GCOI (Grupo Coordenador de Operações Interligadas), da Eletrobrás -que na época era responsável pela gestão do sistema elétrico do país.
Ele explicou que os relatórios preparados pela Cesp eram checados pelo GCOI antes de serem enviados para a Aneel. Mesmo assim, admitiu, a agência não pode ficar "dependente das informações dos interessados".

Causas do blecaute
O relatório final da Aneel sobre o blecaute ainda não foi concluído. Mas, na tarde de ontem, o diretor da agência Eduardo Henrique Ellery arriscou uma opinião: houve "falha de coordenação no sistema de proteção".
Ou seja: os operadores da subestação não teriam conseguido isolar com eficiência os efeitos provocados pelo raio que caiu sobre as instalações da Cesp naquela noite.
Isso fez com que o desligamento automático da subestação provocasse uma reação em cadeia no sistema elétrico interligado das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e apagasse a usina hidrelétrica de Itaipu, cortando o fornecimento de energia em dez Estados e no DF.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.