São Paulo, quinta, 24 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO A FAVOR
Unificação é pedido antigo, diz delegado

da Reportagem Local

O delegado-geral de Polícia Civil de São Paulo, Antônio Carlos de Castro Machado, 66, disse ontem que apóia a ``criação de uma polícia única paulista''.
Para ele, essa polícia preenche a necessidade da sociedade de um comando unificado e civil. ``É uma pretensão antiga dos que se voltam para a segurança pública'', afirmou.
A Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo também apoiou a iniciativa do governador. ``O caráter militar de uma polícia entra em atrito com a essência da atividade policial, que é civil'', disse Bismael Batista de Moraes, 61, presidente da associação.
Ele também apoiou a proposta de extinção do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo. ``Sempre nos manifestamos contrariamente ao fato de esse tribunal julgar crimes comuns'', afirmou.
Autor de um projeto que prevê a desmilitarização da PM e a unificação das polícias civil e militar, o deputado federal Hélio Bicudo (PT-SP), 74, disse acreditar que, neste momento, a proposta poderá ser aprovada pelo Congresso.
``O atual modelo de segurança pública está esgotado. A decisão de Covas introduz uma nova força nesse debate'', disse Bicudo.
Em tramitação desde 1992, o projeto de Bicudo está pronto para ir a plenário após ter sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
O promotor Mário Papaterra Limongi, diretor do Centro de Apoio às Promotorias Criminais de São Paulo, disse que o Ministério Público não tem uma posição fechada sobre a unificação da polícias.
Segundo ele, a instituição é favorável à proposta de Covas sobre a diminuição de poder da Justiça Militar, que passaria a analisar só os crimes propriamente militares (deserção, abandono de posto, insubordinação etc.).
Os demais crimes contra civis, como roubo e espancamentos cometidos por PMs no patrulhamento iriam para a Justiça comum.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã