UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Pesquisador acusado de biopirataria é demitido pelo Ministério da Ciência
O Ministério da Ciência e Tecnologia demitiu por justa causa Marc van Roosmalen, 55, da função de pesquisador titular do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), onde trabalhava desde 1986.
Responsável pelas mais recentes descobertas de primatas da Amazônia, em julho passado o brasileiro de origem holandesa teve seu nome relacionado com a biopirataria [roubo dos recursos genéticos] ao ser multado por transportar ilegalmente macacos e orquídeas de uma reserva do Amazonas.
A demissão ocorreu no dia 7 e foi baseada num processo administrativo disciplinar do Inpa. O biólogo disse que pedirá ao ministro uma reconsideração por considerar "falha" a sindicância.
A direção do Inpa disse que falaria hoje sobre o caso. Cinco irregularidades teriam pesado contra o biólogo -entre elas coletar dados da floresta sem fichas de inscrições. Ele nega. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS)


Texto Anterior: Acidente: Encontrados mais dois corpos de passageiros do barco; resta 1 desaparecido
Próximo Texto: Câmara: Tatto fixa novo prazo para enxugar gastos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.