São Paulo, sábado, 24 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

RS vai ter novo centro clínico de neurociências

FLÁVIA MANTOVANI
ENVIADA ESPECIAL A BENTO GONÇALVES (RS)

Primeiro foi o Instituto Internacional de Neurociência de Natal, inaugurado em fevereiro de 2007. Em cerca de um ano, o Brasil vai ganhar outro centro voltado para as neurociências, desta vez com foco no atendimento a pacientes. Com área de 5.000 metros quadrados, o Instituto do Cérebro do Estado do Rio Grande do Sul ficará na PUC-RS, no setor da área da saúde.
A obra deve começar no segundo semestre de 2008 e a previsão é que acabe em um ano. O projeto, aprovado pelo Conselho Universitário da PUC-RS no início do mês, vem sendo criado há cinco anos.
O custo inicial estimado é de R$ 30 milhões, financiado pela própria universidade em parceria com o governo federal, a Secretaria Estadual da Saúde do RS e a iniciativa privada. As pesquisas no instituto terão aplicação clínica -pessoas com Alzheimer e Parkinson serão atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "O diferencial do instituto é que as pesquisas vão girar em torno do paciente", diz o neurologista Jaderson da Costa, coordenador do projeto e diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS.
Ele diz, no entanto, que a idéia não é montar um hospital ou um ambulatório. "Haverá pesquisas experimentais, clínicas e pré-clínicas, mas sempre voltadas para a melhoria da saúde dos pacientes."


A jornalista FLÁVIA MANTOVANI viajou a Bento Gonçalves (RS) a convite do 4º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções


Texto Anterior: Ajuda: Assistente social já promoveu três reencontros
Próximo Texto: Massa de ar seco castiga e continua em São Paulo durante o final de semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.