UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório pode ter "sucedido" fábrica pirata

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo suspeita que o laboratório Lens Surgical seja o "sucessor" de outro fabricante de produtos oftalmológicos piratas, a Oftalmopharma, cujos medicamentos foram apreendidos em janeiro de 2002 a partir de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O produto Methyl Lens Hypac 2%, fabricado pelo Lens Surgical e também sem registro, pode ter causado cegueira em pelo menos 12 pacientes que se submeteram a cirurgias de catarata no Rio de Janeiro entre novembro de 2002 e fevereiro deste ano. Eles tiveram infecção bacteriana após a operação.
O Centro de Vigilância Sanitária paulista havia interditado um estande de vendas da Oftalmopharma em setembro de 2001, durante um congresso de oftalmologia, por causa da ausência de registro. A Anvisa, avisada, determinou a apreensão.
Segundo Paulo Nakano, técnico da vigilância de São Paulo que acompanha o caso, o tipo de produto da Oftalmopharma e as embalagens são muito semelhantes aos do Lens Surgical.
A vigilância investiga quem são os donos das empresas para enviar relatório à Anvisa.
Técnicos do Ministério da Saúde chegaram ontem ao Rio de Janeiro para investigar os pacientes que teriam perdido a visão depois da aplicação do Methyl Lens e de outro produto também usado em cirurgias de catarata -para auxílio na colocação das lentes-, o Oftvisc, do laboratório Oftvision.
Um produto semelhante, de um terceiro laboratório farmacêutico, cujo nome a Vigilância Sanitária de São Paulo preserva, pode estar ligado a complicações de pacientes que passaram por cirurgias de catarata. A vigilância tomou conhecimento do caso a partir de relatos informais de médicos.
O centro trabalha principalmente com a hipótese de que a água estéril utilizada no processo de fabricação possa ser a origem da contaminação.


Texto Anterior: Saúde: Anvisa tira do mercado lote de Vick Vaporub
Próximo Texto: Trânsito: Evite a Rebouças para ir do centro a Pinheiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.