UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS

Bombeiros de Sabará pedem interdição da igreja matriz da cidade histórica
Após o incêndio de quinta-feira que destruiu parcialmente a igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Sabará (MG), o Corpo de Bombeiros pediu ontem ao Ministério Público Estadual a interdição da igreja matriz da cidade histórica, a de Nossa Senhora da Conceição, que, como a destruída pelo fogo, foi construída no início do século 18.
O comandante do destacamento dos bombeiros em Sabará, subtenente Marcelo Queiroz, vistoriou ontem a igreja, construída em 1701, e constatou várias irregularidades, como a precariedade da fiação elétrica e o excesso de material de fácil combustão armazenado no local.
Os bombeiros vistoriaram as mais de 15 construções históricas da cidade em outubro de 2002, mas nenhuma providência foi tomada. O curto-circuito seguido de incêndio na Mercês poderia ter sido evitado, já que o problema era conhecido.
Os Ministérios Públicos federal e estadual instauraram inquéritos para apurar eventuais responsabilidades. A prefeitura, a igreja e o Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico) foram notificados.
O Iphan alega que não foi informado sobre a vistoria anterior. Agora, o órgão recebeu cópia da segunda vistoria, bem como a prefeitura e a igreja.
O chefe da Divisão Técnica do Iphan-MG, Raimundo Rodrigues, disse que "é necessário um exame detalhado, sem desmerecer o relatório dos bombeiros", para definir se a igreja precisa ser fechada.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Estradas: Acidentes deixam 47 mortos em SP
Próximo Texto: Belém: Grupo faz 3 reféns após roubar malote
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.