São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Trecho entre o Capão Redondo e o largo Treze (zona sul) terá bilhetes grátis em agosto; governo nega interesse eleitoral

Alckmin entregará metrô a 1 mês da eleição

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) pretende entregar em setembro, faltando um mês para a eleição, o primeiro trecho da linha 5 (Lilás) do metrô, que faz a ligação entre o Capão Redondo e o largo Treze (zona sul de São Paulo).
Para complementar a entrega da obra, o governo do Estado deverá realizar em agosto a chamada "operação branca" -uma espécie de programa educacional para os "novos usuários" do metrô- com distribuição gratuita de bilhetes nos finais de semana, visitas programadas e outras ações "educativas".
Estima-se que cerca de mil bilhetes serão distribuídos. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, esse tipo de operação é comum e já foi realizada em todas as inaugurações de linhas e extensões de trajeto.
O coordenador da linha 5, José Carlos Ganzarolli, negou que haja interesse eleitoral na operação, que também será realizada em escolas, igrejas e associações. "Sempre fizemos essas operações antes das inaugurações", afirmou.
Ganzarolli disse que o programa tem por objetivo "aculturar" os novos usuários. Segundo ele, pesquisas feitas pelo Metrô mostraram que a população que vive no entorno da linha 5 praticamente desconhece o metrô como um meio de transporte.
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, negou que a entrega da obra -tão próximo das eleições- tenha sido planejada ou faça parte de alguma estratégia de campanha. Ele afirmou que ela será entregue dentro do prazo previsto desde o início de sua construção.
O trecho da linha 5 que será inaugurado teve um investimento de US$ 646 milhões -sendo US$ 311 milhões financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)- incluindo a construção de 9,4 quilômetros de vias, seis estações e compra de trens.
O governo do Estado pretende, até o final do ano, assinar os contratos da linha 4 (Vila Sônia-Luz). As obras para a linha devem começar ainda no primeiro semestre de 2003.



Texto Anterior: Pedágio na Castelo será até 50% menor
Próximo Texto: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: O palácio de Genoino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.