UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Secretário diz que houve falta de investimento na última década

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O secretário da Saúde do Paraná, Carlos Xavier, viajou ontem para Brasília, onde solicitou o auxílio do governo federal.
O secretário encaminhou ao Ministério da Saúde um pedido para credenciar mais 120 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) no Estado ainda neste ano a fim de tentar solucionar o problema da falta de vagas.
Xavier atribuiu o problema à ausência de investimentos nesse setor durante a década passada. "Não temos como cobrir o descaso de anos em apenas alguns meses", afirmou o diretor de sistemas da Secretaria da Saúde, Mario Lobato.

Novos leitos
Ele declarou que o aumento no número de vagas nas unidades de terapia intensiva é uma das prioridades do governo estadual na área de saúde.
Aproximadamente R$ 40 mil serão liberados a cada mês, de acordo com o secretário, para a manutenção dos dez novos leitos que serão implementados até o próximo mês.
O prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Mello (PT), acompanhou o secretário estadual na viagem à capital federal.
O diretor da Secretaria da Saúde do município, Valmir de Santi, adotou o mesmo discurso de Carlos Xavier: na opinião dele, a falta de investimentos nas administrações passadas provocou a defasagem de leitos constatada nos hospitais do município.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina informou que aguarda o retorno do secretário de Brasília para a obtenção de recursos para que possam ser criados mais 20 leitos de UTI no município.


Texto Anterior: Saúde: Falta de UTI mata 38 em Ponta Grossa
Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Piloto de jato morre durante aterrissagem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.