São Paulo, Sábado, 24 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anhaia Mello, 5 vezes presidente do TCE, morre em SP aos 72 anos

da redação

José Luiz de Anhaia Mello, que foi presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por cinco vezes, morreu ontem em São Paulo em decorrência de um câncer. Ele tinha 72 anos.
Anhaia Mello foi professor de direito constitucional da USP (Universidade de São Paulo) durante 30 anos e publicou vários livros sobre o tema.
Ele ingressou no TCE em 1963, como substituto. Em 1967, foi nomeado para o cargo de conselheiro pelo então governador Roberto Costa de Abreu Sodré.
"São Paulo ficou pobre há pouco com a morte de Franco Montoro. Agora fica ainda mas pobre. O professor Anhaia Mello era um grande humanista e amava São Paulo profundamente", afirmou ontem Cláudio Ferraz de Alvarenga, conselheiro corregedor do TCE.
"Ele moldou o caráter de várias gerações. Quatro dos atuais sete conselheiros do tribunal foram alunos dele, inclusive eu", disse Alvarenga.
Anhaia Mello deixou o tribunal em março de 97, por força da aposentadoria compulsória, pois havia completado 70 anos. Mesmo assim, comparecia ao TCE frequentemente. Segundo ele, o tribunal era uma de suas paixões.
Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Constitucional e da Academia Paulista de Letras Jurídicas, ele escreveu livros como "Os Princípios Constitucionais e a sua Proteção" e "O Estado Federal e as suas Novas Perspectivas".
Casado, pai de quatro filhos, Anhaia Mello foi velado ontem na sede do TCE.
O sepultamento será hoje, às 10h, no cemitério da Consolação, no centro.


Texto Anterior: Gastroenterologia: Congresso discute mal-estar por refluxo durante a digestão
Próximo Texto: Falsificação: Depatri de SP apreende remédio falso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.