São Paulo, terça-feira, 24 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Minerais são base de energia e bomba nuclear

DA AGÊNCIA FOLHA

O urânio e o tório são minerais não-renováveis, que se esgotam com o uso, de potencial radiativo. O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo, com cerca de 309 mil toneladas, sendo as principais jazidas localizadas na Bahia, em Minas Gerais e no Ceará.
Por meio de um complexo processo de enriquecimento, o urânio pode ser utilizado em usinas nucleares, para a geração de energia, para finalidades industriais, como controle de precisão de equipamentos, e para fins bélicos, como a produção de bombas nucleares.
Na natureza, o urânio aparece sobre a forma de três isótopos (variedades de um elemento caracterizadas pelo número diverso de partículas no núcleo atômico): U-238, U-234 e U-235. Depois de purificado e concentrado, o urânio vira uma espécie de sal, o "yellowcake" (U3O8).


Texto Anterior: Carga ilegal: Polícia Federal faz a 1ª apreensão de urânio no Brasil
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.