São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CLIMA

Primavera começa com a tarde mais fria do ano na capital e tornado no interior
O primeiro dia da primavera em São Paulo teve também a tarde mais fria registrada neste ano. A temperatura máxima medida às 15h30 de ontem foi de 15,9C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura mínima foi 11,7C.
O recorde anterior foi no dia 8 deste mês, com 16,1º C.
A queda na temperatura se intensificou por causa do encontro de uma frente fria, que passou pela capital paulista na sexta-feira, com a umidade vinda da Amazônia.

Tornado
A região de Franca (400 km de SP) foi atingida ontem por um tornado, de acordo com imagens captadas por satélites registradas pelo instituto de estudos meteorológicos Clima Tempo.
Os ventos chegaram a atingir picos de até 130 km/h, arrancando árvores e destelhando casas.
A formação do tornado aconteceu devido ao choque entre o vento úmido vindo do Norte do país com a massa de ar frio que está sobre o Estado. "Esse fenômeno causa a formação de nuvens muito carregadas e fortes chuvas, geralmente, acompanhadas por ventos intensos", disse a meteorologista Ana Lucia Frony de Macedo.
No distrito industrial de Franca, a camada de granizo chegou a 50 centímetros de altura. Na cidade, onde ocorre os Jogos Abertos do Interior, seis escolas que serviam de alojamento para nove delegações foram destelhadas. Os atletas foram para abrigos provisórios. Segundo a PM, foram registradas 200 ocorrências entre as 13h30 e as 19h -a maioria por queda de árvores e destelhamentos de casas.
Na região de Ribeirão Preto (324 km de SP), a chuva deixou 12 cidades sem energia elétrica.
Em São José do Rio Preto (440 km de SP), um temporal de apenas cinco minutos, por volta das 9h30 de ontem, deixou mais de 300 casas destelhadas. Segundo a Defesa Civil, este foi o maior temporal dos últimos dez anos.
Diversas casas tiveram as telhas arrancadas pelo vento forte. O próprio prédio da Defesa Civil teve problemas. "O granizo entupiu as calhas. O forro ficou inundado e caiu", disse o vice-presidente José Carlos Miranda.
(DO "AGORA" E FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO)

Texto Anterior: Transporte: Perueiros barram microônibus na zona sul
Próximo Texto: Violência: Grupo sequestra para roubar shopping
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.