São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passei por isso

Aprendi a aceitar a mudança do corpo

Estou entrando no climatério. Na época da terapia, sentia calores, formigamento e nervoso. Num dia estava para baixo, no outro estava bem. Só que não sabia que tudo isso fazia parte da menopausa.
Era difícil falar sobre o assunto para pessoas que não conhecia. Aos poucos, sem perceber, fui me soltando. Eu pensava: tenho que me entender melhor. Hoje encaro de forma totalmente diferente.
Eu aprendi muito, aprendi a como lidar com meus filhos, a me conhecer, a conhecer mais meu marido, e que meus problemas não são únicos.
Também aprendi a aceitar a mudança do corpo. Fui avó com 36 anos e fiquei chateada. De repente deu a impressão que estava envelhecendo mais rápido. Eu me olhava no espelho e me via pintando o cabelo. Eu dizia já sou vó, e de cabelo branco! Olhava minha pele, engordei 15 kg bem rapidinho, demorei para me aceitar. E tudo isso para entender que os anos passam, mas que não precisa deixar de se amar.
Eu pensava que o sexo não ia ser a mesma coisa, que depois que passa uma certa idade já não fica mais tão bom. Mas não é isso, a gente não tem preocupação com os filhos, de engravidar, aí que tem que ser melhor, não tem motivo para não ser bom.


Texto Anterior: Saúde/ Sexualidade: Psicoterapia resgata vida sexual na menopausa
Próximo Texto: Terapia com hormônios atua contra os incômodos físicos característicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.