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Instituições devem estimular a autonomia e a cooperação
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um dos papéis da escola é
ajudar no desenvolvimento de
valores que permaneçam na vida adulta do aluno -em relação
a si mesmo ou ao outro.
A transmissão de valores tem
início já no ensino infantil.
"Promover a compreensão e a
amizade, valorizar as diferentes formas de expressão artística e de comunicação é o que a
escola deve fazer desde o princípio", diz a professora de pedagogia da PUC-SP Neide Noffs.
Para especialistas, os valores
são avaliados a partir de conflitos que acontecem na sociedade e que são levados para discussão na escola. "O objetivo é
incentivar o espírito crítico,
mas não a crítica que se dirige a
tirar vantagem sobre o outro",
diz Silvia Colello, da USP.
A melhor maneira de promover o debate de valores entre os
alunos é incentivar a convivência e o respeito às diferenças.
"As crianças às vezes cometem
crueldades porque ainda não
sabem distinguir os sentimentos. É a escola quem deve estimular a sensibilidade para entender a opressão, a diferença",
diz Guiomar de Melo, da Ebrap.
Entre os alunos de 11 a 14
anos, a escola deve construir
pessoas autônomas, que tomem decisões, que tenham responsabilidade sobre seu corpo,
seu dinheiro etc.
(VINICIUS ABBATE)
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