|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Foco das atividades extras é aprendizado fora da classe
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Qualquer atividade que tire o
aluno da rotina de ficar por horas seguidas na sala de aula é
bem-vinda. "As crianças estão
em pleno desenvolvimento psicomotor. Não podemos deixá-las apenas dentro da classe",
afirma Silvia Colello, da USP.
"A escola infantil deve estimular a brincadeira", diz Marieta Nicolau, da USP. "É brincando que a criança se desenvolve afetivamente, construindo normas didáticas de maneira lúdica", explica.
De acordo com pedagogos, as
atividades devem incluir laboratórios de música, teatro, cultivo de hortas, ensino de línguas, computação. Para Rosane
Michelli de Castro, doutora do
Departamento de Didática da
Unesp, a escola deve explorar a
linguagem lúdica, que deve perpassar todas as idades. "Para isso, o teatro e a música são essenciais". Para o professor Umberto de Andrade Pinto, do
Mackenzie, as atividades devem contemplar experiências
que facilitem o aprendizado.
"A atividade mais importante é a aprendizagem. Os alunos
devem aprender com atividades em laboratório, recreações,
excursões, sempre por meio de
uma aprendizagem não-passiva", diz Guiomar Namo de Mello, diretora da Ebrap (Escola
Brasileira de Professores).
(VA)
Texto Anterior: Instituições devem estimular a autonomia e a cooperação Próximo Texto: Atualização de docentes precisa ser facilitada Índice
|