São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

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Atualização de docentes precisa ser facilitada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Questionar as escolas sobre os professores é uma "sutileza" que a maioria dos pais ainda não considera, mas deveria. A afirmação é da coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Ângela Soligo, e reflete a opinião de diversos especialistas ouvidos pela Folha.
Saber quem são os professores, se valorizam sua formação continuada, se são acessíveis aos pais, quais suas condições de trabalho e até mesmo o que têm lido são algumas sugestões elencadas pelos especialistas.
Sobre a formação continuada, Ângela sugere. "É interessante saber se a própria escola promove isso, que oportunidades está dando ao professor."
Para que os professores se mantenham atualizados, os colégios podem oferecer cursos, promover grupos de estudo, estimular a participação em congressos. Na rede pública, há cursos oferecidos por prefeituras e governos estaduais.
Para Maria Cecília Cortez, vice-diretora da Faculdade de Educação da USP, mais importante que se inteirar desses itens é saber onde os professores estudaram. "Tem que perguntar a faculdade que fizeram. Nenhuma formação continuada substitui isso. É o que dá o domínio básico do conteúdo."
Sobre o assunto, a doutora em educação pela Unesp Iraíde Barreiro faz um alerta para a proliferação de faculdades particulares e de cursos à distância: "É algo que os pais devem avaliar", afirma.
Tão importante quanto saber quem são os professores é o acesso a eles. "Marcar reunião em dia de semana, por exemplo, é quase um convite ao não-comparecimento. O colégio tem que oferecer flexibilidade de horário", afirma Maria Cecília. "Os pais estão muito mais preocupados com o espaço físico, ou com dados sobre tecnologia, audiovisual. Mas nada disso substitui um bom professor". (THIAGO MOMM)


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