São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
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EDUCAÇÃO
Conclusão é de sociólogo que analisou condição dos prédios e desempenho dos alunos de 440 escolas
Ambiente escolar influencia rendimento

da Sucursal de Brasília

Os serviços e ambientes educacionais da escola influem positivamente no rendimento dos alunos. Quanto mais bem equipada a escola, melhor o desempenho.
Essa é uma das principais conclusões do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz a partir dos dados levantados pelo MEC. Waiselfisz cruzou os dados da situação física dos prédios com o desempenho dos alunos no Saeb.
Como a avaliação não é aplicada em todas as escolas, a análise de Waiselfisz se limitou a 440 escolas que faziam parte das 10,2 mil cuja situação física foi levantada pelo Fundescola e cujos alunos haviam feito o último Saeb, em 97.
Waiselfisz analisou o desempenho de todos os 37.015 alunos desses estabelecimentos que fizeram o Saeb. Segundo ele, existe uma correlação positiva entre os serviços oferecidos pela escola e a qualidade do ensino ministrado.
"Em todas as séries e disciplinas testadas pelo Saeb, a proficiência aumenta na medida em que cresce o número de ambientes escolares disponíveis", diz Waiselfisz.
O sociólogo explica que analisou também o nível socioeconômico das famílias para ter certeza de que era a escola que exercia influência no desempenho dos alunos e não apenas o nível educacional e socioeconômico dos pais.
"É de se esperar que as camadas mais elevadas enviem seus filhos às escolas públicas mais bem equipadas. Logo, havia a hipótese de que o melhor desempenho desses alunos fosse fruto da influência familiar."
Segundo Waiselfisz, embora o nível familiar apresente uma forte influência no desempenho dos alunos, a oferta de melhores oportunidades de aprendizagem, associada ao tamanho da escola, também influencia o desempenho.
O sociólogo também fez um contraponto entre a influência dos serviços oferecidos pela escola no desempenho dos alunos no Brasil e nos Estados Unidos.
"Nos EUA, as pesquisas mostram que quase não há relação entre desempenho dos alunos e as condições da escola. Mas lá não há diferença significativa, porque todas têm o mínimo necessário."
O raciocínio de Waiselfisz é confirmado por um estudo do Banco Mundial, de 1992.
O estudo mostra que, nos países desenvolvidos, a formação dos pais tem mais impacto do que as condições e tamanho das escolas. Já nos subdesenvolvidos, ocorre o contrário. (DF)


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