São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local administrativo é mais valorizado

da Sucursal de Brasília

A maioria das escolas analisadas pelo Fundescola dá mais importância a ambientes administrativos (como secretaria e depósito) do que a espaços pedagógicos e de recreação, como sala de professores, biblioteca e quadras poliesportivas.
Embora 54% das 10,2 mil escolas tenham secretaria, apenas 36,4% contam com sala de professores. Também é muito mais fácil encontrar salas para o diretor do que para o pedagogo: 44,2% das escolas têm sala de direção, contra 9,4% que oferecem espaço para a supervisão pedagógica.
A cozinha é o ambiente mais comum nas escolas: ela é encontrada em 81,4% delas. Por outro lado, só 6,8% possuem refeitório. Ou seja: há lugar para fazer a merenda, mas os alunos comem em qualquer canto.
"Quando não chove, eles comem sentados na varanda ou espalhados pelo pátio. Se o tempo está ruim, o jeito é comer na sala, com cuidado para não sujar os cadernos", explica a professora Antônia Cardoso, 41, da Escola Municipal Manoel Cardoso, em Pirenópolis (GO), a terceira em pior estado no Centro-Oeste.
Embora a construção de recreio coberto seja obrigatória mesmo para as escolas menores, apenas 36,6% das pesquisadas cumprem a exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
A lei estabeleceu padrões mínimos de funcionamento para as escolas, segundo seu tamanho.
As escolas com até três salas de aula precisam ter canto de leitura, cozinha, diretoria, depósito, despensa, sanitários, recreio coberto e depósito de gás.
Mas não são só as escolas pequenas que descumprem a lei. Apenas 7,9% dos colégios com mais de sete classes têm sala de recursos didáticos, embora todos desse tamanho fossem obrigados pela LDB a manter ambiente próprio para jogos educativos.
De todos os 19 Estados pesquisados, o Mato Grosso do Sul e o Amapá são os que têm maior número de escolas que obedecem aos padrões mínimos de funcionamento: 60,9% e 59,5%, respectivamente. Acre, Pará e Amazonas são os piores. (DF)








Texto Anterior: Pais usam os cadernos para fazer cigarros
Próximo Texto: Mundo animal: Jegues provocam "guerra" no Nordeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.