|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Para Infraero, falha humana é causa provável
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O presidente da Infraero,
José Carlos Pereira, disse
ontem que até o momento as
investigações sobre o acidente do vôo 1907 da Gol não
mostraram pane mecânica,
reforçando a tese de uma
conjunção de erros humanos
no maior desastre da aviação
civil brasileira.
"Até agora não vi nenhum
problema técnico ou material. Eram dois aviões novos
em folha. Raramente um acidente aéreo tem um único fator. Nesse caso específico,
penso que ocorreram simultaneamente falhas em diversos setores. É possível que
tenhamos problemas do
controle, dos pilotos e das regras", afirmou o brigadeiro,
que já foi piloto da comitiva
da Presidência da República.
Segundo Pereira, mesmo
sem contato com o controle
de tráfego aéreo, os pilotos
do Legacy deveriam ter mudado sua altitude para 36 mil
pés, como estabelecem as
cartas de navegação para o
trajeto de Brasília (DF) a Manaus (AM).
O ministro da Defesa, Waldir Pires, também admitiu
ontem a hipótese de as regras de aviação terem contribuído de alguma forma para
o acidente. "Antes, a distância entre as aeronaves numa
aerovia era de 2.000, 3.000
pés, hoje é de mil. Será que
disso resultou alguma conveniência para o acidente? A
investigação vai dizer. Podemos levar as conclusões para
que as organizações internacionais estabeleçam se há
necessidade de mudar", afirmou.
(IURI DANTAS)
Texto Anterior: Piloto de cargueiro irá depor na apuração sobre vôo 1907 Próximo Texto: Caminhão derruba passarela e pára rodovia Índice
|