São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ALOÍSIO FERREIRA CINTRA DO PRADO (1940 - 2010)

Colecionador de música erudita

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O paulistano Aloísio Ferreira Cintra do Prado poderia ser facilmente diagnosticado como melômano. A melomania nada mais é do que a atração desenfreada por música.
Desde jovem foi assim.
Em casa, seu pai, Luiz Cintra do Prado, tocava piano. E Aloísio ainda se aproveitava do fato de ser filho de um engenheiro, professor emérito da USP e diretor da Poli que sempre participava de encontros internacionais.
Quando voltava do exterior, o pai sempre lhe trazia um disco de presente.
Sendo assim, Aloísio -que se mudou para Ribeirão Preto na casa dos 30 anos, já casado e com filhos- acabou por ter uma das maiores discotecas de música erudita da cidade.
Chamado de Alói pelos amigos, ele costumava organizar encontros em casa, cada dia sobre um compositor, e falava da vida e da obra dos autores. Não bastasse gostar, também estudava música.
Como muitos convidados queriam se aprofundar, ele decidiu escrever o livro "A Música dos Mestres".
Não foi publicado comercialmente devido ao alto custo com direitos autorais -o livro era acompanhado por CDs. Fez mais de 50 cópias e deu para os mais próximos.
Formado em direito pela PUC-SP, ele teve em Ribeirão Preto uma distribuidora de equipamentos para o mercado do agronegócio. Ultimamente, estava aposentado.
Além da música, tinha como hobby jogar golf e gamão.
Nos anos 90, havia tido um infarto e sofria de complicações cardíacas. Morreu no primeiro dia do mês, em Ribeirão, aos 70. Deixa mulher, quatro filhos e sete netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Peruca barra visita de mãe com câncer a filho na prisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.