São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPACIDADE ESGOTADA

Falta de vagas nos estacionamentos promete tumultuar as compras de final de ano na capital

Shoppings só vão ampliar garagens em 2006

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos cinco grandes shoppings de São Paulo planejam expandir as vagas de estacionamento. Mas só em 2006. Ou seja, neste ano, os clientes ainda devem sofrer nas garagens lotadas antes de fazer as compras de Natal.
Os shoppings Iguatemi, Morumbi, Pátio Higienópolis, Ibirapuera e Frei Caneca, todos com carência de vagas, vão criar de 400 (caso do Frei Caneca) a 680 vagas (Ibirapuera). No Morumbi, as obras para atender mais 600 carros já começaram. A previsão é terminar em outubro de 2006.
Aos finais de semana, nos horários de pico, é possível ver carros estacionados até nas rampas de acesso às garagens do Morumbi. Na semana de Natal no ano passado, a psicóloga Paula França Pinto levou uma hora para encontrar uma vaga nesse estacionamento, apesar de ser um dos que oferece o maior número de vagas na capital paulista (3.000).
"Dessa vez, tentaremos antecipar as compras para evitar transtornos", diz Paula, que foi com o marido e os filhos ao Pátio Higienópolis anteontem à tarde.
Para amenizar o problema, parte dos shoppings proíbe funcionários e lojistas de usarem o estacionamento nesta época do ano e colocam mais agentes para orientar o tráfego e informar aos motoristas sobre as vagas existentes.
"Normalmente, o movimento maior é nos andares baixos. Tentamos encaminhar os clientes para os outros andares", afirma a superintendente do Morumbi, Dóris Weinberz.
Segundo o superintendente do shopping Frei Caneca, Wilson Pelizaro, a atual carência de vagas pode ser medida pelo número de motoristas que desiste de tentar encontrar uma vaga. Ele diz que, aos finais de semana, o número de carros que não consegue estacionar varia entre 200 e 300.
No terreno disponível para a expansão serão criados, no mínimo, 400 vagas. Mas Bazzon admite que, se houvesse mais espaço, o número seria ainda maior, de 500 a mil vagas. "Alguns clientes estacionam na rua ou em estacionamentos fora do shopping", diz.

Mais fluxo
Assim como o Morumbi, o shopping Iguatemi também planeja um crescimento em 600 vagas. "Em dezembro, dobra o número de pessoas no shopping, que vêm fazer compras e ver a decoração natalina. O fluxo de veículos cresce entre 30% e 40%", diz João Alberto Bazzon, gerente-geral do Iguatemi.
O Pátio Higienópolis também irá ampliar o estacionamento numa área vizinha que comprou neste ano. A quantidade de vagas, entretanto, ainda não está definida no projeto. No shopping Ibirapuera, a intenção é criar 680 vagas, mas não há previsão para a conclusão das obras, que começam no próximo ano.
A ampliação no shopping Eldorado aconteceu em 2004, com a construção de um edifício garagem com mil vagas -hoje há um total de 4.000. "Às vezes, ainda fica lotado, mas está bem mais tranqüilo", diz Fabíola Soares, gerente de marketing do Eldorado. Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que não seria possível avaliar o impacto da criação de vagas no trânsito nas áreas onde os shoppings estão localizados.


Texto Anterior: Especialistas divergem sobre decisão de juiz
Próximo Texto: Pet regras: Iguatemi limita entrada de cães
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.