São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOCANTINS

Esponjas causaram "cegueira" do Araguaia, mostra pesquisa

FRANCISCO FIGUEIREDO
DA AGÊNCIA FOLHA

As lesões nos olhos registradas em cerca de 300 crianças em idade escolar de Araguatins (TO), que se banharam no rio Araguaia, foram causadas por esponjas de água doce. Essa é a principal conclusão da pesquisa da professora Cecilia Volkmer-Ribeiro, do Museu de Ciências Naturais do RS, que deve ser publicada em um mês.
A entrada de espículas -pequenas estruturas de sílica que sustentam esse animal porífero- nos olhos dos banhistas vinham causando o surto, que chegou a gerar perda de visão em ao menos três pacientes, diz a pesquisa.
"É como ter uma agulhazinha de vidro no olho", disse Ribeiro. Crianças são mais atingidas por abrirem mais os olhos na água e depois coçarem o local.
Registrado na penúltima temporada de praias na região, o surto levou à proibição dos banhos no trecho atingido. Mesmo assim, cerca de 50 pessoas já foram atendidas com lesões nos últimos meses, segundo a pesquisadora.
O Ministério da Saúde aguarda a publicação dos resultados da pesquisa para se pronunciar sobre o caso.


Texto Anterior: Diversidade sexual: Câmara aprova projeto contra discriminação
Próximo Texto: Prefeitura prorroga o prazo para empresas regularizarem varrição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.