São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibulando da Fuvest deve aproveitar para relaxar

Ansiedade pode prejudicar desempenho na prova

DA REPORTAGEM LOCAL

Na véspera do vestibular da Fuvest, a recomendação principal para os candidatos que enfrentarão cinco horas de prova amanhã é descansar.
"Os vestibulandos não devem estudar. Quando muito podem pegar algum resumo de livro ou fórmula, mas só para ativar a memória e por uma ou duas horas, no máximo", afirma Sandra Leal Calais, docente do departamento de psicologia da Unesp (Bauru) e do programa de pós-graduação.
Mas o que fazer para passar o tempo e matar a ansiedade? "Ir ao parque ou ao cinema, não importa, desde que a pessoa tire um pouco o pensamento do exame. O nervosismo pode prejudicar o desempenho", diz. "E isso vale também para os pais, que, muitas vezes, acabam falando só de prova." E sair à noite numa balada? "Nem pensar. É preciso dormir bem."
"O jovem deve aproveitar o dia para fazer algo de que gosta, mas sem muita audácia", concorda Marisa Ester Aldecoa Rosseto, assessora psicopedagógica do ensino médio do Colégio Marista Arquidiocesano, na zona sul de São Paulo.
Clarissa Rivas Brito, 17, irá cair na piscina. "Não sei ficar sem nadar, funciona como uma válvula de escape." Nadadora da seleção paulista, a vestibulanda de jornalismo treinará hoje normalmente. Apesar da diversão, o ritmo será puxado -já nesta semana, disputará o Campeonato Paulista.
(FERNANDA CALGARO)


Texto Anterior: Saneamento: Sabesp se nega a divulgar beneficiários de áreas cedidas
Próximo Texto: Estresse pode ter causado morte de baleia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.