São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nova prova do Enem será em dezembro

Lista de alunos que enfrentaram erro no exame do dia 6 tem 2.817 nomes até agora; exame será no próximo dia 15

Candidatos que estão na lista para a avaliação e optarem por não fazer a prova terão o gabarito da primeira corrigido

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) definiu ontem a data da nova prova para os prejudicados por erros no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano: 15 de dezembro.
O novo exame substituirá o realizado no dia 6 deste mês e será composto por questões de ciências humanas e ciências da natureza. A prova será aplicada apenas para estudantes que receberam cadernos com erro de impressão.
Por enquanto, apenas 2.817 estudantes dos mais de 3 milhões que fizeram a prova no início do mês foram identificados nessa situação.
Na semana passada, o MEC (Ministério da Educação) estimativa que 2.000 alunos tinham sido prejudicados com o erro.
Para chegar ao número de 2.817 estudantes, o MEC afirma ter verificado aproximadamente 116 mil atas dos locais onde o exame foi aplicado.

ATAS
De acordo com o ministério, os fiscais registraram nas atas os nomes dos estudantes que receberam o caderno de provas com erro de impressão e não conseguiram trocá-lo.
Como as atas dos locais de prova continuam a ser analisadas, a lista de estudantes que terão direito a uma nova prova do Enem poderá crescer. Ela será concluída na semana que vem.
Todos os candidatos que poderão fazer o novo exame serão contatados pelo Inep, por e-mail, mensagem de texto e telefone.
Quem está na lista para a nova prova e decidir não fazê-la, terá o gabarito anterior corrigido.

QUARTA-FEIRA
Como o dia do exame vai cair numa quarta-feira, os alunos que trabalham vão receber uma declaração de comparecimento para justificar a ausência no trabalho.
O MEC manteve as normas do Enem para a prova do dia 15. Os candidatos terão de se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova e levar o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep).
Os alunos também terão de levar documento de identidade com foto e caneta esferográfica preta.
O uso de lápis, borracha, calculadora e outros itens continua proibido.

CALENDÁRIO
O Ministério da Educação reafirmou ontem que todos os resultados sairão na primeira quinzena de janeiro e que não haverá mais modificações no calendário.
O ministro Fernando Haddad (Educação) vem repetindo que a nova prova apresentará o mesmo grau de dificuldade da anterior, por conta do sistema adotado pelo Enem, o TRI (Teoria de Resposta ao Item).


Texto Anterior: Emílio Gabriades (1925-2010): Criou o Anglo na rua Tamandaré
Próximo Texto: Tire suas dúvidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.