São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voluntários levam crianças de abrigos para ceia em família

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Neste Natal, a família de Fernanda Pace Boni, 26, terá um convidado especial. Thiago (nome fictício), de 10 anos, morador do abrigo Anália Franco, vai passar a data com Fernanda, assistente técnica do abrigo há oito meses, e os pais dela.
"Eu gosto muito de crianças e o Thiago não tem a família presente neste momento. Por isso tive a idéia de levá-lo para as festas na minha casa. Depois ele veio me perguntar se eu levaria mesmo, eu disse que sim e ele ficou super feliz", conta ela.
"A possibilidade do Natal na casa de voluntários é para que a criança tenha um dia em família, um dia com espiritualidade e religiosidade", diz Adriana Schanaski, diretora do abrigo em Campo Grande, na zona sul.
O local acolhe 21 crianças e adolescentes encaminhados pelas varas da infância.
A família de Carla Cristina de Souza, 37, voluntária no abrigo há dois anos, também decidiu receber uma das crianças. Eduardo (nome fictício), 10, vai passar o Natal com Carla, o marido dela, a filha e os pais.
"Quem é voluntário sabe da necessidade dessas crianças no fim do ano. Algumas têm famílias, outras não. Conversei com meu marido, meus pais e minha filha sobre a possibilidade de convidar o Eduardo. Todos me apoiaram e ele ficou super feliz, é uma novidade para ele."
A diretora do abrigo alerta que, embora seja importante que as crianças tenham um local para celebrar o Natal, esse gesto não pode acontecer só no período das festas. Quem tem interesse de ajudar deve se comprometer o ano inteiro.
Segundo ela, várias pessoas procuram a instituição, mas as crianças só podem sair para a casa de funcionários e voluntários. "Eles têm contato com as crianças o ano inteiro, para que não seja algo superficial. Se a gente liberar as crianças para uma pessoa estranha, vai ser só para satisfazer o ego dessa pessoa, porque aí a criança vai criar uma expectativa para depois do Natal e isso não vai acontecer."


Texto Anterior: Papai Noel troca casas por abrigos em SC
Próximo Texto: Decorações ecologicamente corretas se destacaram neste ano em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.