São Paulo, quinta, 24 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo do trânsito adia compras em SP

da Reportagem Local

O medo de passar horas preso no trânsito fez com que os paulistanos adiassem as compras e as viagens. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a "assimilação" dos alertas feitos durante a semana contribuiu para evitar um megacongestionamento previsto para ontem.
São Paulo registrou 134 km de congestionamento às 19h, apenas sete a mais do que no mesmo horário da quarta-feira passada. O trânsito ficou acima do normal apenas no meio da tarde.
Além da final do Campeonato Brasileiro de Futebol e da comemoração dos torcedores corintianos pela conquista do título, outros quatro fatores poderiam contribuir para travar o trânsito da cidade na tarde de ontem: compras de Natal, a chuva e a fuga dos paulistanos para o litoral e interior.

Greve

A greve de ônibus que estava prevista para hoje teve um impacto menor do que o esperado.
Acordo costurado durante a madrugada de ontem entre a secretaria dos Transportes, empresários e trabalhadores fez cair a adesão da greve.
Apenas seis empresas pararam. Algumas destas empresas, como a Transdaotro, apresentam situação econômica pior que as outras.
Motoristas e cobradores da empresa não receberam os salários de novembro, o 13º e o adiantamento do salário de dezembro, enquanto que os de outras empresas estão com o vale de dezembro e a segunda parcela do 13º atrasados.
O trânsito começou a ficar complicado a partir das 13h30, quando a lentidão atingiu 55 km.
A extensão foi 52% superior à medida no mesmo horário da quarta-feira passada (dia 16).
Os congestionamentos deveriam se equiparar nesse horário. Isso porque, apesar de o rodízio municipal ainda estar vigorando na semana passada, os carros são proibidos de circular apenas no horário de pico da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 17h às 20h).
Por volta das 14h30, o congestionamento foi o dobro do medido pela CET no mesmo período da semana passada: 69 km contra 33 km.
Além da fuga dos paulistanos, o principal foco de lentidão no início da tarde foi atribuído ao início da chegada dos torcedores ao estádio do Morumbi, zona sudoeste de São Paulo. Após a conquista do campeonato brasileiro, a avenida Paulista foi fechada pelos torcedores corintianos no sentido Paraíso/Consolação.
"Mas o congestionamento não bateu recorde à tarde porque a população assimilou o alerta e esperou um pouco mais para viajar e fazer as compras de Natal", disse o coordenador do Departamento de Planejamento da CET, Oswaldo Ramos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.