São Paulo, quinta, 24 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO
Em SP, empresas gerenciadoras orientam motoristas a evitar estradas das 10h às 17h; pedágios terão papa-fila
Viaje hoje de manhã ou no fim da tarde

Lalo de Almeida/Folha Imagem
Movimento de veículos ontem na rodovia Castelo Branco, próximo a Alphaville, na Grande São Paulo, em direção ao interior do Estado


da Reportagem Local

As empresas que gerenciam as principais estradas estaduais e federais que saem de São Paulo orientam o motorista a não viajar na tarde de hoje, véspera de Natal. Os melhores horários são antes das 10h ou após as 17h de hoje e antes das 16h de amanhã.
Durante o Natal e o Ano Novo, mais de 4 milhões de veículos devem passar pelas rodovias estaduais e federais do Estado.
O número equivale a 83% da frota de São Paulo, uma das cinco maiores do mundo, com 4,8 milhões de veículos.
As empresas informaram que devem acionar o papa-fila hoje para combater os congestionamentos nos pedágios.
O esquema é acionado quando a fila atinge 60 metros -uma média de dez carros por cabine.
Para agilizar a passagem, funcionários passam a vender cupons avulsos para os carros parados.
O papa-fila será adotado pela NovaDutra (Presidente Dutra), Autoban (Anhanguera/Bandeirantes), Ecovias (Anchieta/Imigrantes) e Viaoeste (Castelo Branco e Raposo Tavares).
Por causa da chuva e da final do Campeonato Brasileiro de Futebol, o movimento de ontem em direção ao litoral e ao interior não foi tão intenso quanto o esperado. Segundo a Ecovias, 39.412 mil veículos passaram pelos dois pedágios do sistema Anchieta-Imigrantes da 0h até as 18h de ontem. Com tempo bom, o volume deveria chegar a 63.500.

Anchieta-Imigrantes
O maior movimento do Natal é esperado justamente para o sistema Anchieta-Imigrantes, por onde passarão cerca de 1 milhão de veículos nas festas de fim de ano.
Como o volume de veículos não é tão elevado no Natal, a Ecovias informou que vai manter o esquema 4x3 até amanhã.
O maior movimento da semana do Natal deve ser registrado hoje, quando 76 mil veículos devem descer para o litoral. A previsão é válida caso haja tempo bom.
Na volta a São Paulo, a melhor opção é viajar na parte da manhã da segunda-feira para evitar a lentidão na subida da serra.
Segundo a Ecovias, o maior congestionamento é esperado para o dia 31, quando 160 mil devem descer para o litoral.
Técnicos da concessionária estimam que a viagem deverá demorar pelo menos três horas na véspera do Ano Novo.
Até então, o maior movimento de 98 foi registrado no Carnaval, quando 150 mil veículos usaram o sistema. A diferença é que o fluxo nesse caso foi dividido em quatro dias. A Autoban informou que o movimento ficará mais intenso hoje na Anhanguera e Bandeirantes a partir das 15h. Segundo a empresa, 20 pessoas vão trabalhar no papa-fila.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.