São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 450

Morador da rua 25 de Janeiro vai trabalhar

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos 450 anos de São Paulo, os principais habitantes da rua batizada com a data do aniversário da capital paulista -25 de Janeiro- acompanharão de perto todos os eventos comemorativos, mas catando latinhas e papelão.
A via localizada no Bom Retiro, na região central, com vistas para a estação da Luz, é um reduto da população moradora de rua. Existe por lá um albergue municipal e uma cooperativa de reciclagem para esses habitantes -e, mesmo assim, vê-se dezenas deles dormindo nas calçadas, rodeados de entulho, lixo e de suas inseparáveis carroças de trabalho.
É possível percorrer toda a rua 25 de Janeiro em 450 passos -ela tem de 400 a 450 metros. Numa esquina, existe a paróquia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Na outra, a Casa de Oração do Povo da Rua, aberta em 1997 por d. Paulo Evaristo Arns.
"Essa população também precisa de espiritualidade", afirma Hedwig Knist, coordenadora da instituição. Aos domingos, eles recebem de 80 a 90 moradores de rua para a missa da tarde. "Mas no domingo que vem [hoje] vai estar vazio", prevê Knist, referindo-se aos eventos que os moradores de rua (que já passam de 10 mil em São Paulo) deverão freqüentar para juntar latinhas e papelão.
A flanelinha Zoraide Teodoro, 31, nascida no Paraná e que dorme na rua há seis meses, ainda não pensou se sairá de lá para trabalhar hoje em outra região.
Durante a semana, ela guarda os carros principalmente de quem se dirige ao prédio da Eletropaulo localizado na região, mas enfrenta, numa distância inferior a 450 metros, a concorrência de quatro estacionamentos -que cobram R$ 1,99 pela primeira hora.
Reginaldo de Oliveira Souza, 32, que dorme em albergue há um mês, diz que não sairá de lá. "Não me envolvo com festa se não tenho dinheiro para me divertir", afirma ele, que perdeu seu emprego de ajudante-geral no último mês. (ALENCAR IZIDORO)



Texto Anterior: IV Centenário faz festa só para a vizinhança
Próximo Texto: Só parceria reformará centro, diz especialista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.