São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Apesar da medida, a CET espera uma piora das condições por causa da proximidade do início do período letivo

Rodízio de veículos volta amanhã em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio municipal de veículos volta a vigorar na cidade de São Paulo a partir de amanhã, quando não poderão circular no centro expandido os veículos com finais de placa 1 e 2.
A restrição veicular foi suspensa em 22 de dezembro devido às festas de final de ano e férias escolares. Ela proíbe a circulação de 20% da frota nos horários de pico -das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Apesar da volta do rodízio, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) espera que as condições do trânsito piorem a partir de amanhã por causa da proximidade do retorno às aulas.
Essa expectativa é agravada por uma série de obras viárias espalhadas pela capital paulista, incluindo as interdições parciais das avenidas Rebouças e Cidade Jardim, iniciadas neste mês, para a construção de duas passagens subterrâneas nos cruzamentos com a Brigadeiro Faria Lima.
A infração por descumprimento do rodízio é considerada média, com multa de R$ 85,13. A CET diz monitorar a desobediência às regras em 45 pontos da cidade.
A quantidade de multas em São Paulo por descumprimento do rodízio (cujas regras atuais começaram a valer no dia 13 de outubro de 1997) vem caindo nos últimos dois anos.
De janeiro a novembro de 2003, foram computadas 426 mil infrações, uma redução de 5% em relação ao mesmo período de 2002 e de 19% em relação a 2001.
A frota da capital paulista atualmente supera 5,5 milhões. Segundo a CET, anualmente, ela incorpora mais 200 mil veículos.
O rodízio neste ano retornará quase uma semana mais tarde do que nos dois anos anteriores, em razão dos eventos do aniversário de 450 anos de São Paulo.


Texto Anterior: Fora do armário: Inquisição flagrou primeiro gay de SP, diz pesquisador
Próximo Texto: Trânsito: Eventos do aniversário causam lentidão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.