São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fugitivos da revolução comunista na China, primeiros imigrantes vieram há 50 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Estimada pelos próprios em meio milhão de pessoas, a comunidade chinesa em SP vem de diferentes regiões da China em momentos distintos.
Liu Chun Nan, diretor do Centro Cultural de Taipei, diz que os primeiros imigrantes chegaram há 50 anos, fugindo da revolução comunista.
"Pela cortina de ferro instalada na China continental, a maioria dos imigrantes que se vê hoje são provenientes de Taiwan e de Hong Kong", diz Liu, de origem taiwanesa. Segundo ele, com a abertura da China, em meados da década de 1980, muitos deixaram o país.
"Isso gerou duas comunidades. A mais antiga, formada pelos sino-taiwaneses, e a nova, constituída pelos chineses do continente", completa o médico Hsu Chih Chin, que chegou de Taiwan em 1973.
Curiosamente, os imigrantes de Taiwan [considerado pela China uma Província rebelde], ex-colônia japonesa, falam japonês fluentemente.
Isso gerou uma integração com a comunidade nipônica, já instalada na Liberdade, e contribuiu para que a maioria fosse confundida com os japoneses. Isso ainda explicaria, segundo Hsu, o porquê de a nova corrente chinesa se instalar em região distinta, na rua 25 de Março.


Texto Anterior: Chineses dividem com os japoneses o bairro da Liberdade
Próximo Texto: Supletivo em SP é inadequado, diz Promotoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.