São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site dos bombeiros ironiza mosquito

DA SUCURSAL DO RIO

O site dos bombeiros do Rio exibia ontem uma ilustração incompatível com a realidade de 48 mortos confirmados por dengue no Estado. Um Aedes aegypti pragueja com as patas na cintura, diante do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar: "Por que será que eu não consegui me criar nesse lugar?"
A capital fluminense teve 30 mortos por dengue. Ontem, o diretor-adjunto da Defesa Civil, coronel José Sant'Ana Mateus culpou a população e isentou os órgãos públicos pela epidemia: "70% dos culpados são a própria população, que não toma as precauções necessárias. Não se pode colocar a culpa nos órgãos públicos, a população tem que ajudar", disse Mateus, em entrevista à rádio CBN.
Os símbolos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros aparecem ao lado da ilustração do mosquito, em uma espécie de "cartilha virtual" para "orientar a população carioca" sobre o mosquito, "os cuidados e perigos da doença" e as "ações preventivas para o combate e controle dos focos do mosquito". A charge pretendia demonstrar que o trabalho teria impedido a proliferação dos mosquitos.
A Folha tentou falar na tarde de ontem com o coronel Mateus para ouvi-lo sobre suas declarações, mas não conseguiu. No fim da tarde, a assessoria dos bombeiros afirmou que ele havia sido designado para uma viagem urgente a São Paulo "para um estudo sobre a dengue" e estava incomunicável.


Texto Anterior: Ministério anuncia contratação de 300 agentes para conter avanço da doença
Próximo Texto: Cai o nº de mortos em rodovias na Páscoa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.