São Paulo, Quinta-feira, 25 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

20 das 27 regionais já foram devolvidas

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

O medo dos vereadores de ter o nome envolvido em denúncias da máfia da propina facilitou a retomada do controle das administrações regionais de São Paulo.
A prefeitura retomou até agora, sem crises ou desgaste político, o controle de pelo menos 75% das regionais. Balanço feito pela Folha indica que 20 das 27 ARs estão sob controle direto da prefeitura, o que inclui a substituição dos regionais indicados pelos vereadores da bancada governista.
Deste total, pelo menos 14 administrações regionais foram devolvidas espontaneamente por vereadores que abriram mão da influência política para evitar possíveis envolvimentos com denúncias de corrupção.
No início da sua gestão, o prefeito Celso Pitta foi ameaçado com uma CPI ao tentar recuperar o controle das administrações. Ele acabou recuando e permitiu que vereadores continuassem indicando regionais e assessores.
O loteamento é usado como moeda de troca pela prefeitura. Com as indicações, a prefeitura ganha a fidelidade dos vereadores da bancada governista na hora de aprovar projetos enviados para a Câmara Municipal.
No balanço extra-oficial da prefeitura, apenas três regionais ainda estariam sob controle de vereadores (88% do total) -não foi informado quais são elas.
O prefeito Celso Pitta afirmou ontem que cerca cem assessores indicados por vereadores da base governista serão exonerados das 27 administrações regionais em decorrência do desmonte do loteamento anunciado pela prefeitura.
A operação, que deve atingir outras áreas, começou na segunda-feira, com a exoneração de quatro administradores regionais.
Desde o início, 73 assessores que ocupavam cargos de confiança por causa de indicações de vereadores foram afastados, segundo a SAR (Secretaria Municipal das Administrações Regionais).
Pitta afirmou que os cargos de assessores não serão preenchidos até que a prefeitura realize um trabalho de reestruturação nas ARs.
De acordo com balanço da SAR, os administradores das 27 regionais já foram substituídos por funcionários públicos de carreira.


Texto Anterior: TJ rejeita acusação de que fiscal lavava dinheiro
Próximo Texto: Pitta acusa CPI de tomar rumo político ao envolver Maluf
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.