São Paulo, Quinta-feira, 25 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Apartamentos fechados são risco de foco
Santos pede à Justiça apoio contra dengue

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

A Secretaria Municipal da Saúde de Santos (SP) está tentando obter na Justiça autorização para que as equipes de combate à dengue entrem nos apartamentos de veraneio da cidade, que ficam fechados durante a maior parte do ano.
Se obtiver êxito, a prefeitura terá na medida um dos instrumentos para tentar evitar a ocorrência neste ano na cidade de uma epidemia de dengue hemorrágica, forma da doença que pode levar à morte.
Nesta semana, foi confirmado o primeiro caso de dengue provocado por vírus do tipo 2 em Santos. O paciente é um homem que trabalha no centro da cidade e mora no município vizinho de São Vicente.
A cidade acumula, desde janeiro, 900 casos de dengue, todos do tipo 1. Todas as pessoas que já contraíram dengue do tipo 1 estão sujeitas a ter dengue hemorrágica, caso sejam picadas por um mosquito contaminado pelo vírus do tipo 2.
Segundo dados da Prefeitura de Santos, 38% dos imóveis da cidade são considerados de temporada, isto é, permanecem fechados durante a maior parte do ano e são ocupados eventualmente por seus proprietários somente durante o verão ou em finais de semana.
Para o secretário municipal da Saúde, Edmon Atik, a dificuldade de fazer trabalho preventivo de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) nos imóveis de temporada é um dos principais obstáculos do programa municipal de combate à doença.
Segundo ele, em um imóvel fechado por muito tempo, um simples vaso sanitário com a tampa aberta pode se transformar em criadouro do mosquito.
Santos (72 km a sudeste de São Paulo) é a cidade recordista do Estado em casos de dengue. Os 900 casos já registrados neste ano representam aumento de mais de 300% em relação ao número de doentes no mesmo período de 98.
Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que no ano passado pelo menos 4.134 pessoas contraíram dengue na cidade.


Texto Anterior: Norma orienta sobre homossexualismo
Próximo Texto: Campanha visa imunizar 6 milhões de idosos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.