São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Números são dos Estados

da sucursal do Rio


A fonte de dados para o cálculo das taxas de mortalidade e do número absoluto de mortes é o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), criado em 1975 pelo Ministério da Saúde.
"Utilizamos os dados publicados e disponíveis de 1980 a 1997, aplicamos a regressão linear simples, que permite a previsão se os dados seguirem a mesma tendência", disse a chefe da Divisão de Epidemiologia e Avaliação da Coordenação Nacional do Controle do Tabagismo e Prevenção e Vigilância do Câncer, Valeska Figueiredo.
A estimativa inclui pacientes do Sistema Único de Saúde e da rede particular de atendimento hospitalar. Segundo ela, os dados do SIM são coletados nas secretarias da Saúde dos Estados.
As taxas brutas de mortalidade foram calculadas dividindo-se o número de mortes por um determinado tipo de câncer pela população da região onde ocorreram. Todas as taxas foram calculadas para cada 100 mil habitantes.
Os tipos de câncer analisados correspondem a mais de 60% das mortes causadas pela doença.


Texto Anterior: Fumo começa na idade escolar
Próximo Texto: Marilene Felinto: Barbie presidente contra soldados de chumbo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.