UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para fechar acordo, prefeitura permite "retorno" de empresário

DA REPORTAGEM LOCAL

O acordo de anteontem entre prefeitura, sindicato dos motoristas e viações de ônibus para recontratar 8.300 trabalhadores que seriam demitidos também pode ter permitido a volta ao sistema de transporte de São Paulo de um dos empresários que haviam sido barrados semanas antes pela administração Marta Suplicy (PT).
A viação Celeste, que seria ligada ao empresário Jorge Nakano, foi autorizada desde ontem a operar na zona leste da capital paulista. Ela disponibilizará 150 ônibus e assumirá 800 dos motoristas e cobradores que seriam afastados.
Segundo a Secretaria dos Transportes, a empresa de ônibus não está oficialmente no nome de Jorge Nakano. A Folha apurou, entretanto, que há um sócio de sobrenome Nakano na sociedade da viação, que seria parente dele.
Nakano era dono da antiga viação Transdaotro, que mudou duas vezes de nome nos últimos dois anos: primeiro, para AAL; depois, para Solution Bus. Ele não foi localizado ontem à tarde.
A Solution Bus, contratada pela prefeitura desde 2002, era uma das viações com sócios no Uruguai, conforme já revelou a Folha.
Ela foi barrada, ao lado de oito viações, na contratação emergencial feita pela prefeitura no mês passado. O secretário Jilmar Tatto (Transportes), na época, anunciou que havia barrado os "maus empresários". A secretaria informou ontem que a Celeste não tem problemas de documentação.
A volta de Nakano, ainda que indiretamente (já que a Celeste não está no nome dele), foi anunciada anteontem à noite pelo presidente do sindicato dos condutores, Edivaldo Santiago da Silva, aos quase mil trabalhadores que compareceram à assembléia da categoria, na sede da entidade.
Silva chegou a dizer que Nakano fora contratado sem ter nem garagem para deixar os ônibus na zona leste, já que as linhas da Solution Bus eram da zona sul. "Só falta querer deixar na rua", afirmou. "Eles disseram que expulsaram e agora estão trazendo de volta."
A Folha apurou que vereadores chegaram a se reunir com Tatto para negociar a volta de Nakano ao sistema. (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Transporte: Sem ônibus, usuário madruga no ponto
Próximo Texto: Panorâmica - Corrupção: Seis são afastados de presídio após descoberta de tráfico entre os detentos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.