São Paulo, sábado, 25 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendaval destrói casas e deixa desabrigados em 6 cidades do PR

FERNANDO MENDONÇA
da Agência Folha, em Curitiba

Seis municípios das regiões centro e sul do Paraná foram atingidos por um vendaval na madrugada de ontem. Cerca de 850 casas ficaram inundadas ou destruídas pela chuva, pelo vento ou pela cheia de rios próximos.
A situação mais grave foi verificada em Guarapuava, onde a chuva de anteontem à noite e a ventania da madrugada deixaram 260 desabrigados, 650 casas inundadas e 74 destelhadas, segundo boletim divulgado ontem às 14h pela coordenadoria de Defesa Civil.
Três motores de captação de água tiveram de ser desligados durante a noite. Houve cortes de energia elétrica. O abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica foram retomados somente de manhã.
Propriedades rurais também foram atingidas pelo temporal e pelo vendaval. Fazendas ficaram ilhadas. Estradas e pontes foram encobertas pela cheia dos rios Jordão, Xarquinho e Coitinho -os principais da região.
O prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko (PSDB), decretou situação de emergência no município. A Defesa Civil levou os desabrigados a três endereços da cidade -Parque de Exposições Lacerda Werneck, Centro Comunitário da Igreja Vila Bela e Albergue Noturno Municipal.
Uma campanha-relâmpago foi lançada no final da tarde de ontem pela prefeitura, nos principais veículos de comunicação da região, pedindo doações de alimentos, roupas e material para a reconstrução das casas destruídas.
Segundo o assessor de Comunicação de Guarapuava, Silvio Kuster, ontem os bombeiros fizeram, de helicóptero e de barco, o levantamento dos danos registrados na área rural. Ele disse que estavam sendo retiradas pessoas e animais ilhados.
"Em apenas 12 horas, a precipitação foi de 206 milímetros. A média histórica para abril, nessa região, é de 123 milímetros."
Em Toledo, 200 casas foram atingidas pelo vendaval. Há 20 desabrigados -perda total da propriedade- e 35 desalojados, que tiveram de abandonar suas casas provisoriamente. Sete pessoas sofreram ferimentos leves.
As outras cidades atingidas são Cantagalo, onde novamente houve queda de barreiras, Rebouças, com 120 desabrigados, Irati e Porto Amazonas, com alagamentos.

Estradas
Algumas rodovias do Paraná também foram danificadas. Dois quilômetros da PR-151, entre Três Barras e São Mateus do Sul, foram interditados para o trânsito de veículos leves porque a pista ficou encoberta por cerca de 70 centímetros de água.
O trecho da BR-476 entre os municípios da Lapa e de Pedra Alta foi interditado. Houve afundamento do asfalto. Até ontem à tarde, não havia previsão para sua liberação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.