São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Provão' para aluno do 2º grau será realizado em 175 cidades

da Reportagem Local

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que se tornou conhecido como o "provão do segundo grau", será realizado pela primeira vez em 23 de agosto e deve abranger 175 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais.
A partir de agora, o exame será repetido todos os anos.
O objetivo do "provão", que é promovido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) do Ministério da Educação, é avaliar o desempenho do aluno ao final do segundo grau.
Os estudantes não são obrigados a fazê-lo, mas a intenção do ministério é que a avaliação seja uma referência de desempenho. Assim, os resultados do Enem poderão ser usados como via de acesso para o mercado de trabalho e para a universidade, funcionando como alternativa ao vestibular.
Podem fazer o exame estudantes que já concluíram ou estejam concluindo o segundo grau este ano. Segundo Maria Inês Fini, coordenadora do Enem, o exame pretende avaliar as "competências fundamentais desenvolvidas pelo aluno". Isso significa que a prova vai enfatizar questões que envolvam raciocínio lógico e a interpretação de códigos e linguagens.
"Não queremos saber se o aluno sabe decorar, e sim se ele é capaz de aplicar o que aprendeu para resolver problemas do seu cotidiano", diz Maria Inês.
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas entre os dias 15 e 26 de junho. Quem for cliente do Banco do Brasil poderá fazer a inscrição em agências especiais da instituição. Outros candidatos podem se inscrever em casas lotéricas nas 175 cidades onde será realizado o Enem.
Os governos do Maranhão, Rio de Janeiro e Paraná vão pagar as inscrições para todos os alunos da rede pública estadual que estejam concluindo o segundo grau.

LDB
A existência de avaliações como o Enem foi facilitada após a aprovação de uma nova "constituição" da educação no final de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB.
Até então, a única forma de acesso às universidades admitida pela legislação (de 1961) eram os exames de vestibular. A LDB admite novas formas de seleção para a universidade -daí o surgimento do Enem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.